Translate

Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2007

História:
Talvez este nome se grafasse originalmente Pain, dadas as origens da família que o usou por apelido. Acompanhou, com efeito a Rainha D. Filipa de Lencastre a Portugal, na qualidade de seu secretário, Chomaly Paim, que foi fidalgo da Casa de D. João I e que trouxe consigo seu filho legítimo, Valentim Paim, e um irmão, Roberto Paim, que foi tesoureiro da mesma rainha. É de Valentim que descendem os Paíns portugueses, dos quais um ramo passou à Terceira.

Armas:
Um escudo franchado de prata e negro, com um leão entrecambado, armado e lampassado de vermelho. Timbre: um leão de negro, armado e lampassado de vermelho, ou o leão do escudo.

(http://www.geneall.net/P/fam_page.php?id=691)

67 comentários:

  1. oi sou paim aqui do rio grande do sul vcs poderia me dizer a origem da nossa familia pois uns dizem que nos somos descendentesde igleses outros de portugal qual é afinal?

    ResponderExcluir
  2. Glauber,
    A família Paim é originária da Inglaterra, mas foi para Portugal e depois para outros lugares.
    Somos todos de uma família só.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo!

    Saudações dos Pains de Bananal/Vale do Paraíba, SP! Meu avô foi Manoel Paim da Rosa (um simples, mas grande homnem da roça) cuja árvore muito se desenvolveu em vários locais do estado (Capital, S.J.Rio Preto e Guaratinguetá). Gostariamos de encontrar outros "galhos" e seus "ramos" desta grande árvore.

    Inclusive estamos montando uma comunidade e preciso de informações exatas.

    Grato
    Laércio Paim

    ResponderExcluir
  4. Olá, já ouvi falar de uma suposta ligação do sobrenome Paim com os judeus. Seria este sobrenome de familia de origem judia? Obrigado.

    WELISSON PAIM SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Até onde temos conhecimento, a família Paim é originária da Escandinávia e migrou para a Inglaterra/Reino Unido durante as guerras de conquista e depois para Portugal, de onde partiram para o Brasil, com a família real, por volta de 1700.

      Excluir
  5. Oi que legal, tb sou Paim, mas minha família tem origem italiana, já ouvi dizer dizer que originalmente era Pagin, mas com a imigração e passagem de gerações acabou se modificando um pouco, não sei se é verdade, mas nunca imaginei uma origem inglesa para esse sobrenome.

    ResponderExcluir
  6. Oi, meu nome é Avelino Paim sou do Vacaria RS. Há muito tempo ganhei um Xerox de um livro da Biblioteca do Rio de Janeiro onde consta o Brasão igual o postado por vocês e algo sobre a Origem que seria da Inglaterra. Gostaria se alguém pudesse me enviar sobre a árvore da família para poder postar em Quadro. Obrigado.
    Avelino Paim
    email- avelino@pc.sc.gov.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou Paim, porém minha mãe foi registrada como Pahim. Meu avô era Job Coelho Paim. Li há algum tempo que o sobrenome seria português.
    Também tenho Hughes (parece que de origem escocessa). E, de casada, Nadaes. Uma boa mistura!
    Jo

    ResponderExcluir
  8. Oi Sou Pahim e não Paim por erro de portugues do escrivão. Bem o Pahim Não surgiu na Inglatera. Afirmo categoricamente. Juntando historia da minha tataravó e com dicionário historico portugues. A familia Pahim fazia parte da corte portuguesa, mas houve um mal estar diplomartico entre a finha do "Sr. Paim" cujo não embro o nome agora e o filho do Marques de Pombal. Ela não queria se casar pois era apaixonada por outro, a corte e seu pai internaram-na num convento e o restante familia foi enviada a França, mais precisamente em Paris onde os Pains representavam portugal (como se fossem embaixadores). Qdo a familia real portuguesa foi para o Brasil, foram juntos 2 irmãos (pains) um ficou no estado do rio de janeiro e o outro foi para o rio grande do sul. quem qser mais informaçã van.p.g@live.com.pt

    ResponderExcluir
  9. Temos até judeus negros da Família Paim no Rio Grande do Sul. Saudações a todos os ramos.

    ResponderExcluir
  10. avelino,tambem sou da familia paim de vacaria.meu pai era filho de joao diogo paim parente de avelino e firmino paim meu pai nasceu em 1928,meu avo faleceu em 1930.minha avo era alba fusconi.e so o que sei da familia de meu pai .gostaria de saber mais.tania paim boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbem sou de uma família Paim em vacaria sou filha de Vanderlei e João Maria Paim

      Excluir
    2. Tbem sou de uma família Paim em vacaria sou filha de Vanderlei e João Maria Paim

      Excluir
  11. olá eu sou Jair Paim de jesus filho, filho de jair paim de jesus, filho de Pedro Paim com sua origem Salvador, meu avo faleceu com 108 anos, como seu pai... desta forma a familia esta datada em 1800, minha avo faleceu recentemente com 98 anos, ela falava que a familia de meu avo era do estrangeiro eu ria, hoje ja penso diferente vou procurar a minha arvore.. meu email: jairpaim@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primo minha mãe tbm fala isso e olha no que deu olha eu aqui caçando a origem do nosso sobrenome tbm ... para quem não Sabe meu Nome é Cintia Caroline Paim rsrs

      Excluir
    2. Tenho Paim em meu nome que era de meu avô João Paim que veio e morávamos em Goiás,hoje mora em Minas Gerais,minha avó dizia que este nome Paim era de origem da Bahia. E bom tem conhecimento sobre este nome Paim estou gostando.

      Excluir
    3. Olá sou Rose Paim e bisneta de Pedro Paim,e neta de João Pereira Barbosa paim

      Excluir
  12. Olá... Meu nome é Marina Pahim, com H mesmo, nao por erro de digitação.. será que tem o mesmo significado do sobrenome de vocês sem H ?

    Obrigada,
    Marina Pahim

    ResponderExcluir
  13. Olá. Meu nome é Sandra Maria Paim Dias, sou filha de Hortência Paim Dias e Eugenio Paim Dias. Meu avô materno era Eliziário Paim Neto, irmão de Firmino Paim Filho, de Vacaria. O sobrenome igual de meus pais se explica porque eles tinham um grau de parentesco. Realmente, a família é muito grande e estou tentando listar o maior número possível de membros.

    ResponderExcluir
  14. Oi sou Ivan Paim, minha familia morana cidade baixa (Ribeira,Bomfim) eu não conheço minha familia, sei que meu Avô se chamava Amancio Paim, se alguem quiser entrar em contato comigo para eu tem uma ideia de quem são meus parentes,mande um e-mail para:
    cordeiropaim@hotmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Então sua família é da Bahia?
      Na Bahia, a família Paim tem uma bela história na cidade baixa (Ribeira/Bomfim).
      Inclusive tem um livro que fala da cidade e que cita diversos membros da família.

      Excluir
  15. Sou Cleber Alexandre ..... Paim, e estou curioso sobre meu sobre nome, gostaria de conhecer minha família, pois, meu pai é natural da Bahia, e vi que na história do sobrenome uma parte da família se instalou na Bahia e outra no Rio de janeiro, entrem em contato comigo, turboloco.1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bahia, assim como o Rio e Rio Grande do Sul, é berço da família Paim no Brasil.

      Excluir
  16. Oi meu nome é Letícia Paim,que legal saber que tem tanta gente com esse nome!
    Bjs a todos os Pains!!!

    ResponderExcluir
  17. olá, eu ouvi falar de uma união entre um(a) Paim com um(a) japones(a) a uns seculos atras? alguém pode confirmar o fato e o nome da família japonesa?^^
    abraços

    ResponderExcluir
  18. Ola, sou Paim de Guaratingueta - sp, meu avo Laurindo Paim, veio de Bananal para Guaratingueta, onde ficou e se casou com Sra Fausta Bennaton Paim. Atualmente moro em Sao jose dos campos , tambem no vale do paraiba

    ResponderExcluir
  19. Ola, sou Paim de Guaratingueta - sp, meu avo Laurindo Paim, veio de Bananal para Guaratingueta, onde ficou e se casou com Sra Fausta Bennaton Paim. Atualmente moro em Sao jose dos campos , tambem no vale do paraiba

    ResponderExcluir
  20. ola meu nome é Jessica Paim,e tenho muito orgulho desse nome pois na minha cidade é a familia mais conhecida.
    bjussssssss

    ResponderExcluir
  21. Oi pessoal, solicito uma ajuda de todos os "Paim".
    Tem muitos anos que procuro uma amiga de juventude, Sandra Maria Paim Dias, do Rio Grande do Sul. Ela sempre ia em Santos, fim dos anos 70, e tinhamos uma amiga em comum, da Igreja Catolica, Maria Muller. Agradeço a ajuda: delfinomiranda@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. ola tbm sou paim ee segundo algumas pesquisas que fiz o nosso nome teria vindo da uniao de duas familias uma inglesa e um arabe,mas enfim no google vc encontra de tudo,haha
    minha familia vem de vacarias RS,meus avos sao italianos e espanhois,eeu sou curitiba..
    ah outra linha de pesquisa eu soube que se tem duas familias A Paim com M e Pain com N...ee que sAO DE ORIGENS diferentes.....mas enfim é um prazer saber que somos paims (ns)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Até onde sabemos, quando a família Paim chegou ao Brasil, ela recebeu algumas grafias diferentes, considerando Paim, Pain, Pahim, Pahin, mas todas com a mesma oriengem.

      Excluir
  23. ola Avelino Paim sou de Curitiba mas meus tios e avos sao de Vacarias...ee por sinal sao Paim...ah sou neta de Ivo gomes Paim e minha vó Otalivia Moreira Paim,meus primos ainda moram em vacarias eles se chamam Joao moreira se vvc conhecer Alguem por favor entre em contato..

    ResponderExcluir
  24. SANDRA MARIA PAIM DIAS, por favor, entre em contato comigo poder ser pelo meu Blog ou e-mail delfino miranda@gmail.com . Por favor, é uregente.

    ResponderExcluir
  25. Olá!! Sou Flávia Monischa Santos Paim da bahia, especificadamente Camaçari..sou Paim devido a meu Pai Flávio Augusto Santos Paim que nasceu em Vacarias no RS. e Hoje vive em Tijucas em SC. Minha familia é muito grande, tem Paim's espalhados por todo Brasil e mundo, sou muito feliz em fazer parte dessa história de um sobrenome tão importante.
    Aqui em minha cidade é muito diferente o meu sobrenome e quando encontram alguém com o mesmo sobrenome que o meu logo pensam que é da minha familia, rsrs. Abraços a todos! Email:moonipaim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!! Sou Flávia Monischa Santos Paim da bahia, especificadamente Camaçari..sou Paim devido a meu Pai Flávio Augusto Santos Paim que nasceu em Vacarias no RS. e Hoje vive em Tijucas em SC. Minha familia é muito grande, tem Paim's espalhados por todo Brasil e mundo, sou muito feliz em fazer parte dessa história de um sobrenome tão importante.
    Aqui em minha cidade é muito diferente o meu sobrenome e quando encontram alguém com o mesmo sobrenome que o meu logo pensam que é da minha familia, rsrs. Abraços a todos! Email:moonipaim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Alguém aqui é sobrinho ou conhece zeli amelia paim

    ResponderExcluir
  28. Olá a todos alguem seria sobrinho ou conheceria zeli amelia paim?

    ResponderExcluir
  29. Que fantástico este blog. Sou Rodrigo Souza Paim, de Lagoa Vermelha. Meu avô Ignácio Paim (e minha avó Itália Ventura da Silva) é de Vacaria e recentemente foi homenageado e recebeu num distrito próximo (se não me engano) o nome de uma ponte ou algo assim... Lá nasceu também meu tio Ariovaldo Paim. Já meu pai, Homero Paim, nasceu em Flores da Cunha e meus demais tios (são mais 8) nasceram todos em Caxias do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo! Você poderia me dar informações da família Paim de Lagoa Vermelha? Minha sogra veio para o sul muito nova e nunca mais teve notícias dos irmãos. Seus pais morreram quando ela era criança ainda é se chamavam Elvaristo Ribeiro e Maria Paim Ribeiro .

      Excluir
  30. Olá, meu nome muda um pouco, mas com origens riograndeses tambem, me chamo Nielcio Pahins de Lima, filho de Maria Lourdes Batista Pahins e neto de Anibal Miranda Batista Pahins, queria saber mais sobre a origem do nome, e se o fato de o meu PAHINS ser diferente foi somente erro de registro dos meus antepassados....

    ResponderExcluir
  31. Me chamo Ariane Paim dos Santos fico feliz pois procurava a origem da família.

    ResponderExcluir
  32. Sou da Região metropolitana de Porto Alegre RS fico feliz em ter respostas sobre a origem da minha família meu nome é Ariane Paim dos Santos.

    ResponderExcluir
  33. Sou da Região metropolitana de Porto Alegre RS fico feliz em ter respostas sobre a origem da minha família meu nome é Ariane Paim dos Santos.

    ResponderExcluir
  34. Olá, eu gostaria de obter informações precisas sobre a origem dos sobrenomes "dos santos" e "paim" e quando e como chegaram ao Brasil e em especial em Santa Catarina na cidade de São José.Estou iniciando uma arvore genealógica e meus parentes vivos tem pouquíssimas informações e nos registros dos meus antepassados consta apenas como brasileiros, sem menção de suas origens imigratórias. Caso possuam alguma informação e queiram compartilhar eu agradeço desde de já.Procuro ramificações aqui em santa catarina principalmente na cidade de São José. Aguardo um retorno em breve. Att, Juliana dos Santos Paim

    ResponderExcluir
  35. Adelmo Paim, poderia me passar seu contato para conversarmos melhor? Tem facebook? wattsapp?

    Abs

    ResponderExcluir
  36. ola, sou Arlete Paim, meu Paim vem por parte de Pai Germinio Paim e vem da Bahia- Amelia Rodrigues, meus avos eram felix paim e mauricia paim, e somente uma tia lenita paim

    ResponderExcluir
  37. Olá, sou Thiago Araújo Paim, moro em Brasília, que tal criarmos um grupo no WhatsApp só para a família Paim de todos os lugares ? Me chamem lá! (61) 8443-7892

    ResponderExcluir
  38. Sou Eliete Pain com n talvez erro de cartório mas somos da mesma familia ,origem portuguesa gostaria de conhecer vcs todos ,sou de camboriú S.C neta de Manoel Paim

    ResponderExcluir
  39. Me chamo Leandro Paim, sou de Alagoinhas-BA, meu Avô se chama Manoel Cidreira Paim, hoje ele tem 85 anos e é natural de Santo Amaro-BA (Oliveira dos Campinhos)
    Meu avô sempre me disse que todos os Paims são parentes.

    ResponderExcluir
  40. Olá meu nome é Anderson E.Paim eu sou do estado do mato grosso do sul.e aqui no estado deve ter duas ou mais familhas PAIM eu sou um paim e tenho muito orgulho e tenho parente por todo o estado- MS e ne outro estado também não sei exatamente a origem mas opouco que sei tem paim até no canada portugal e ingraterra e no orinte medio tem rapper americano t -pain tem paim no mundo intero...um abraço p/todos

    ResponderExcluir
  41. Olá pessoal me chamo Carlos Paim, sou carioca mas minha família vem de uma cidade do interior chamada Magé. Meu avô chamava-se Etelvino de Souza Paim casado com Deolinda Cesário de Abreu Paim. Até hoje à única informação que tinha era da origem portuguesa.
    Abraços a todos os Paim's!

    ResponderExcluir
  42. Sou celso silveira,embora não assino Paim, sou descendente dos paim Pamplona ramo mineiro.estou fazendo genealogia paim Pamplona e se alguém tiver alguma informação sobre isto entre em contato comigo. Obrigado. celsoalves.go@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  43. Oie... Sou Liliane Santos Paim, filha de Laercio Paim(outro Laercio, não o que comentou no blog), neta de Odilio Paim, bisneta de Leodoro Paim e Otilha Moares. Meu pai disse que o correto era Pain(com N) e depois de erro de digitação se tornou Paim (com M). Possui origem Africana (mais precisamente de Angola), migraram para Portugal, depois vindo para o Brasil, fixaram moradia no Rio Grande do Sul. Moro em Rondônia.

    ResponderExcluir
  44. Olá, estou procurando há muitos anos um parente chamado Clóvis Paim da Silveira, que deve ter mais de 70 anos e morava em Vacaria, você o conhece? Obrigada

    ResponderExcluir
  45. Olá, me chamo Caroline Cecilia Martins Duarte, meu bisavô se chamava Vergilio Paim da Silva, ele é de Portugal, ele foi para Bananais e conheceu minha bisavó Maria Candida da Conceição (ela é de Ilhéus - BA) na cidade de Bananais - SP
    Tiveram uma filha chamada Anna Candida Paim (depois de casada, tornou-se Anna Paim Duarte). Alguém Paim ou Silva ou Martins ou Sousa ou Conceição ou Duarte poderia entrar em contato comigo? Kadanetty@gmail.com

    18/10/2017

    ResponderExcluir
  46. Olá pessoal meu nome e francieli santos Paim minha mãe vanderleia e meu pai joao Maria Paim minha família e de vacaria mas não conheço se alguém puder me ajudar tenho wats 982922590 e meu email e francielipfalaschi2@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  47. Olá, meu nome é Andreicke Paim é minha família é originária dos primeiros pioneiros de RS Caxias do Sul e mediações.

    ResponderExcluir
  48. Meu nome é Ariane Paim sou de Esteio RS também estou a procura de famíliares meu vó se chamava Ary Zolin Paim.

    ResponderExcluir
  49. Jao. Paim .alberto paim Alguem conece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Bahia temos tanto João, quanto Alberto.
      Melhor refinar um pouco mais a sua procura.

      Excluir
  50. Ola me chamo edilson paim costa, sou neto de elizario paim costa meu avo era de lagoa vermelha...gostaria de ter informações sobre meus parentes.

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário.